sexta-feira, 1 de abril de 2011

Equipa Artística e Técnica

José Rui Martins
Encenador, actor, programador e produtor cultural e artístico
Director ACERT
Curso Superior de Gestão e Administração Cultural (Fundation Marcel Hicter (Bruxelas) Conselho da Europa e UNESCO)

Formado em realização técnica pela ACE - Academia Contemporânea do Espectáculo.
Artesão de couro criador da linha Machado HandMade Shoes.
Desenhador de luz no BCN – Ballet Contemporâneo do Norte.
Técnico de Luz do Auditório Municipal de Estarreja.

Licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto.
Curso de Cenografia do Espaço Cenográfico coordenado pelo cenógrafo e figurinista J. C. Serroni em São Paulo.
Workshop “I can fly, how to fly people in the entertainment”, coordenado por Joseph Champelli ZFX Flying Effects.
Workshop “Mooving castle of Bunraku”, coordenado por Noriuki Sawa.
Curso de especialização de Cenografia na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Enquanto cenógrafa foi residente durante 4 anos na companhia de teatro Trigo Limpo teatro ACERT onde desenvolveu trabalho de criação e concepção de cenários e adereços em vários espectáculos.

Curso Superior de Design de Comunicação Visual pela Escola Superior de Arte e Design - E.S.A.D.
Curso completo de ballet clássico, na Academia de bailado clássico Pirmin Treku pela Imperial society of Teachers of Dancing.

Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa.
Fundou e dirige a revista Malasartes.
É autor de livros de poesia e de cerca de três dezenas de obras para crianças e jovens. Textos seus têm sido utilizados em espectáculos teatrais. Criou o texto para ‘Lenheiras de Cuca-Macuca’ do Teatro e Marionetas de Mandrágora com encenação de José Caldas. Vários dos seus poemas e outros textos foram musicados, interpretados e gravados.
O g É um Gato Enroscado – Obra recomendada pelo Júri do PNI – 2000.
Romance do 25 de Abril – Obra recomendada pelo Júri do PNI – 2007.
O Meu Primeiro Miguel Torga – Obra destacada pelo Júri do PNI – 2009.
Guardador de Árvores – Obra destacada pelo Júri do PNI – 2009.

Actualmente produz todo o vídeo da companhia Trigo Limpo – Teatro ACERT.
Curso de Formação de Artes Gráficas nas áreas: Desenho, composição, serigrafia, desenho gráfico em computador e processamento de texto - ACERT/Articula.
Oficinas de teatro por Kot-kotecki, Bibi Perestrelo, José Carretas, José Abreu e José Rui Martins – ACERT.
Workshop de cinema de animação pelo Cine-Clube de Viseu.
Workshop de música, danças e instrumentos de Moçambique por Osório Mahuai e Teresa Ferreira Gentil.
Workshop “Princípios Prácticos para Escrita de Argumentos” por Paulo Leite (Escola Superior de Teatro e Cinema).

Fundador do Centro Dramático Bernardo Santareno.
Em 1999 ingressa no Trigo Limpo Teatro Acert onde permanece.
Colabora com desenhos de luz para Teatro, Dança e Novo Circo em grupos como o Trigo Limpo Teatro Acert, Peripécia Teatro, URZE Teatro, Na Xina Lua, Cepia, Voadora – Espanha, Vo´arte, Próxima Estação, Cia O Ultimo Momento; Encenadores e/ou Coreógrafos como José Rui Martins, Pompeu José, Fábio Timor, José Carlos Garcia, Carlos Curto, Tiago de Faria, Sérgio Agostinho, Ilda Teixeira, Cláudia Andrade, José Manuel Rodrigues, Zé Pedro, Carlos Oliveira, Américo Rodrigues, Carlos Santiago, Marta Pazos, Luís Blat, Noelia Domínguez, Ángel Fragua, Hernán Gené, João Paulo Santos, Yola Pinto, Ana Sofia Barata, Catarina Trota, Ruy Malheiro e Ana Pontes entre outros.

Licenciatura em Fotografia na Universidade de Glamorgan – Cardiff no Reino Unido. Licenciatura que conta com formação especifica em técnicas de laboratório, estudio, fotojornalismo e edição digital e ainda curadoria, historia da fotografia, da arte e da comunicação entre outras áreas práticas e teóricas do ramo.

Membro da TIMS (Sociedade Internacional de Molinologia), membro e colaborador da Rede Portuguesa de Moinhos e sócio da ADERAV (Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro).
Estreou-se em matéria de publicações com o estudo “Moinhos da Freirôa – Uns dos seculares moinhos do Rio Caima no concelho de Albergaria-a-Velha” (separata, em co-autoria), 2003, à qual se seguiu a obra “Moinhos do Concelho de Albergaria-a-Velha”, também em 2003 e em co-autoria com Delfim Bismarck Ferreira. Seguiram-se o estudo “Moinho de armação de Ervosas. Os moinhos de armação na região de Aveiro”, publicado no nº 1 da colecção Molinologia Portuguesa, “Moinhos e Moleiros do concelho de Estarreja” (separata), ambos em 2007, e a obra"Moinhos do Distrito de Aveiro" em 2008.
Paralelamente à investigação levada a cabo na área da Molinologia, é responsável por uma das únicas páginas de Internet que a nível nacional aborda em exclusivo esta temática, colabora com alguns artigos temáticos na imprensa regional e participa em palestras ou conferências dedicadas ao tema.