sexta-feira, 1 de abril de 2011

Preparação Março

Cenografia

Os cheiros, o tempo, a velocidade, a partilha, a rudeza da terra, as mãos agrestes.

A Casa

“Uma casa é, no seu sentido mais comum, uma parede artificial construída pelo ser humano cuja função é constituir-se de um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenómenos naturais exteriores (como a precipitação, o vento, calor e frio, entre outros), além de servir de refúgio contra ataques de terceiros. A ideia de casa está tradicionalmente também associada à ideia de família, de tal forma que a palavra costuma ser usada com este significado. Uma visão também tradicional a respeito da estrutura de uma sociedade considera a família como sua unidade fundamental, enquanto a casa corresponderia à unidade fundamental de uma cidade”.

Os Moinhos

Algo que me perturbava era considerar que os moinhos giratórios seriam muito regionais, mas esta imagem vem descansar-me e assim quer nos Açores, quer em Ansião quer em Caminha a presença dos moinhos giratórios foi marcada. A casa de Alba Algor.

O Espaço Cénico

O que mais me agrada, no sentido desta recuperação de ideias do nosso património imaterial e da vivência das minhas memórias, é a sensação de proximidade, de intimidade, de contacto, estão aí marcadas muitas das mais extraordinárias memórias de infância, um espaço que o meio urbano perdeu, ou vai perdendo. Assim, o espaço de Alba Algor e de Maria é um espaço pequeno, de partilha entre as marionetas e a sua história e o público que assiste.
As duas colinas, o vale, o céu e o mar começam a ganhar dimensão... a relação da intimidade...

Ventos

rosa dos ventos
“A rosa-dos-ventos (AO 1990: rosa dos ventos) é um instrumento de orientação baseado nas quatro direcções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exactamente uma direcção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exactidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º”.
cata ventos
“O cata-vento é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir trabalho. Algumas pessoas chamam de cata-vento, os simples indicadores de direcção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical. Entretanto, o nome está associado comummente ao aproveitamento da energia eólica em aplicações mais engenhosas, como a moenda (os moinhos de vento), o bombeamento de água, ou mais modernamente, para gerar energia eléctrica, como os aerogeradores.”
Universo Steam Punk
Maquinas de Cena
Espaços Intimos

Cenografia

Espaço de relação íntimo, próxima do espectador, afecta-lo não só intelectualmente e visualmente mas aproxima-lo do espectáculo.
Espaço cénico que contemple esta relação espectáculo + público
A caminhada faz-se sempre em direcção ao público.
A imagem da cenografia em palco
Duas colinas
Um vale
O espaço urbano
O mar
Marta Fernandes da Silva - estudos cenográficos peça 01

Marta Fernandes da Silva - estudos cenográficos - cena 01

Marta Fernandes da Silva - estudos cenográficos

Marta Fernandes da Silva - estudos cenográficos