segunda-feira, 21 de março de 2011

a origem deste espectáculo!

   Esta produção foi criada a partir de uma preocupação, e por tal da necessidade de coloca-la em análise e forma artística tornando-a uma preocupação colectiva.
   Esta preocupação sem a querer colocar dentro de uma gaveta repleta de chavões nasce da ideia da perda de um património que dá lugar a outro que não lhe é consequente nem sequer consciente da perda do anterior.
   Esta frase anterior terá claro de ser deslindada, tal tentaremos faze-lo, esta produção procura colocar em cena e por isso em destaque, um grupo de personagens que na nossa sociedade acabam por desempenhar um papel "secundário" e que sofrem deveras consequências da globalização e da aceleração dos ritmos de vida actuais votando-os muitas vezes para situações limiares, os velhos e as crianças.
   A terceira idade, na nossa sociedade e hoje em dia, vê-se muitas vezes remetida para um papel de inutilidade social, muitas vezes levados a casos extremos.
   As crianças são cada vez mais fruto de um decrescimo populacional, são cada vez menos, têm cada vez mais ocupações, e estão cada vez menos num espaço livre e despreocupado.
Por último há a preocupaço de integrar homens e património material neste grupo, que despareceram ou estão em vias de extinção como sejam os moinhos de vento girátorio que existem enquanto património museologico e perderam a sua função e o burro mirandês que enfrenta a extinção real.

   No entanto não tende a ser esta criação apenas uma visão saudusuista desta realidade, pelo contrário, a nossa intenção é destas consciências garantir que todos estes elementos podem e devem ser prioridades para a construção de uma sociedade mais equilibrada, identitária, é através desta consciência e da sua integração nas novas premissas que o futuro nos garante, que assenta a base deste projecto.

   Temos perante as nossas mãos a capacidade de comunicar, de viajar de descobrir novos modos de interagir como sociedade global.

   A afirmação é a de que com o resgatar do património e do legado que se nos apresenta é possível construir uma realidade mais equlibrada, a discussão incide na ideia de que podemos criar uma estrutura social mais equlibrada se conseguimos recuperar e observar.Entender e escutar o legado e os desejos destes agentes da sociedeade aliando ás imensoas possibilidade e perspectivas de futuro global sem que seja necessário abdicar deles, fecha-los aparta-los da convivência e da acção.

  Mas qual a forma em que assenta esta discussão! Remetemos tal enunciado para a criação em si "casa dos ventos"